28.10.18

Presidente Bolsonaro: e agora?

E agora... nada.

O Brasil não vai virar o Chile de Pinochet, assim como não se tornaria a Venezuela de Maduro se Fernando Haddad vencesse as eleições. Falta o "it", aquela mudança drástica que concentra poderes nas mãos de um governante - e ele não existe hoje.

Uma coisa, porém, é quase certa: Bolsonaro não vai ter a mão branda com esquerdistas com a benevolência dos governos petistas. Ele não foi eleito para isso - assim como também não foi eleito para compactuar com o progressismo besta das universidades e programas "globíferos".

"Bolso" foi eleito para radicalizar o capitalismo, ser o liberal-conservador à moda brasileira. Capitaliza o sentimento difuso de que os democratas de esquerda falharam na construção de um país melhor - e que sempre foi alimentado por desculpas vazias, do tipo "os políticos nunca farão isso", e por exemplos que dificilmente se adequariam à realidade brasileira (como o Chile, de meia dúzia de produtos de exportação, que pode ser liberal ao extremo e não tem previdência social).

Pode ser que em um ano Bolsonaro se mostre uma fraude. Pode ser que ele vire o nosso Trump, ou que fique no meio do caminho, como o bufão Berlusconi.

Entretanto, sosseguem. O Brasil não vai morrer por causa de quatro anos de um governo de direita.

E ainda não aconteceu... "aquilo" (que poderia ter ocorrido, aliás, num governo do PT).

...

Da rua, Lula deve estar olhando a janela. Está escuro - e frio. E vai continuar assim.

Nenhum comentário: