5.6.25

Observações de aulas antigas de EBD, sobre liberalismo teológico... para leigos e não-tão-leigos-assim...

  1. o liberalismo teológico não é uma religião, mas uma corrente de pensamento - ele se liga à religião, mudando a forma pela qual ele pensa - um vírus que altera a interpretação teológica, submetendo os conceitos bíblicos à ordem social vigente (e deturpando a Igreja);
  2. o maior problema do liberalismo está no efeito rebote junto aos ortodoxos: para se tornar imunes ao movimento se agarram à confessionalidade de forma tão incisiva que repudiam quaisquer mudanças e atualizações que possam oxigenar a Igreja;
  3. separar "as Escrituras" da "Palavra" de Deus, declarando que aquilo que não se pode provar cientificamente é figurado: a Ciência comanda a Fé, não o contrário - tornando a Bíblia num livro "falível", submetido às regras do mundo;
  4. pergunta constante: porque o religioso quer aprovação da sociedade? 
  5. para não ser "atrasado" diante do mundo o religioso subverte a mensagem bíblica, fazendo com que a Igreja perca sentido enquanto portadora da mensagem divina;
  6. resultado: sal que não salga, igrejas iguais ao mundo, e ortodoxos agindo como remanescentes, agarrando-se ao século XIX para evitar os erros do século XXI;
  7. o liberalismo é perigosíssimo porque se traveste de igreja respeitável para falar ao povo, distorcendo conceitos e colocando Jesus de lado para ficar de bem com a sociedade;
  8. voltando à pergunta: porque o religioso quer aprovação da sociedade? 
  9. o cristianismo depende de fatos históricos, a partir do momento em que a gente acreditar que tudo é experiência a fé se perde, e o conceito de Igreja se dilui em "modernismo";
  10. de novo: porque o religioso quer aprovação da sociedade? para ser aceito por ela?
  11. o liberalismo teológico despreza a fé, tirando dela a autoridade para falar "per se" (e, com isso, joga todo o conteúdo sobrenatural da Bíblia no lixo - como desprezar a oração, por exemplo, dizendo que era apenas meditação);
  12. a teologia liberal abre espaço para outras "bombas", como ecumenismo irrestrito e adoção do progressismo como base auxiliar de doutrina (além de críticas aos ortodoxos, em especial às suas lideranças, acusando-os de ser parte do "atraso" da sociedade);
  13. o ortodoxo, no afā de manter-se imune ao liberalismo, passa a atacar tudo o que representa ameaça à Igreja tradicional - e, sem querer, acaba agindo de forma preconceituosa e ignorante (ao invés de ser inteligente);
  14. a teologia liberal é "bonitinha", todos fomos educados com base no iluminismo do qual ela bebe, MAS... o cristianismo não é uma religião feita para se adequar à sociedade, mas para subvertê-la e conquistá-la;
  15. de novo: porque o religioso quer aprovação da sociedade? para ser aceito por ela? ora... de que adianta ser aceito pela sociedade e perder a natureza principal, aquilo que você é?
  16. por outro lado... o medo do liberalismo teológico não pode, nem deve impedir a Igreja de entender as mudanças da sociedade, adequando-se aos desafios do século XXI sem perder a essência que veio dos reformadores;
  17. precisamos nos aprofundar do conhecimento nas Escrituras, MAS... um país no qual estudo filosófico é desprezado pode ensinar teologia a fundo? Além disso, relembremos: o remédio em excesso pode matar o doente - trazendo efeitos colaterais como hipocrisia (na base da pirâmide) e corrupção (no topo), por exemplo.
  18. para pensar, aliás: o liberalismo teológico mata a Igreja, mas o excesso de ortodoxia a atrofia... além disso, será que a Igreja "morreu" pelo liberalismo ou porque a sociedade virou as costas para Deus, forçando os Estados confessionais a relativizar as verdades bíblicas para manter um "cristianismo nominal" como religião oficial de nações que já não seguem a Cristo (ou nunca seguiram, de fato)?

e, para pensar...

porque o religioso quer aprovação da sociedade mesmo?

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