11.10.20

Nassif e o pacto de Bolsonaro com as elites: faz todo sentido

Luis Nassif manda bala em mais um dos seus textos de enxadrista, falando de um pacto que estaria em custo, entre as velhas elites de Brasília e o Presidente da República. Tal texto me faz lembrar dosdos tuítes do Alberto Carlos Almeida, aquele que escreveu "A cabeça do brasileiro" - e que vem, constantemente, repetindo que as instituições estão funcionando perfeitamente. 
 
 
 
De fato, é possível que Bolsonaro tenha sido enquadrado pelo "sistema" - seja pelo medo de ver os filhos (e o próprio) presos ou pela provável falta de governabilidade que viria pela falta de parceiros (e que o Centrão supriu). Uma coisa, porém, ninguém lembra: na Nova República, o Presidente tem que agir como primeiro-ministro se quiser terminar o mandato sem ser atropelado pelas circunstâncias. 
 
Bolsonaro já não tinha um Partido que o sustentasse, ou um grupo de pessoas que lhe fosse fiel - e mesmo os que estavam com ele eram, no máximo, 10% da Câmara e um pouco mais no Senado.

Como governar assim? Ou você se impõe, no tapa, ou vende a alma e busca apoios pela governabilidade. Com o Supremo, com o Centrão, com o que está disponível.

É o que tem para hoje. Ou aceita, ou..

Nenhum comentário: