26.9.05

De olho em várias coisas: minha nova-velha habilitação e o Dia sem Carro

Sexta-feira, finalmente, consegui novamente o direito de dirigir.
 
Antes, porém, aviso aos navegantes: não sou mau motorista, não dirijo de forma rude nem fiquei alguns meses com a carta suspensa - só tive o azar, ou sorte, de ter nascido em 6 de setembro, um dia depois de entrar em vigor em São Paulo a regra dos cursos de renovação de carteira do Novo Código de Trânsito. Por essa nova exigência, passei o final das minhas férias assistindo às 15 horas de curso meio que obrigatórias que o DETRAN prescreve aos que expiraram a carteira e aprenderam a dirigir antes de 1998, época em que ainda não existiam suspensões de carteira, cursos de reciclagem e pontuações para as barbeiragens - e em que novos motoristas não eram obrigados a passar 30 horas aprendendo primeiros socorros, mecânica e as formas possíveis de direção defensiva, sem falar nas 15 aulas de volante e na carteira provisória de 1 ano.
 
Aprendi, com essa experiência, muitas coisas - a saber: que é extremamente cansativo voltar ao início de sua vida, em qualquer momento que seja; que mesmo as coisas pequenas, como a permissão para dirigir, tem seu valor quando corremos o risco de perdê-las; que somos maus motoristas não só porque não sabemos, mas porque não queremos mudar velhos costumes; e, principalmente, que filho feio não costuma ter pai mesmo.
 
Ou alguém sabe quem foram os responsáveis pela aprovação do Código de Trânsito? Nem você, muito menos eu ...

E, falando nisso, alguém lembrou que quinta-feira foi o Dia sem Carro?
 
Esse blog se declara favorável a que todos deixem seu carro em casa, ainda que seja só por um dia - tanto é que o dono deste Olho Clínico, antenado com as prioridades públicas, mora perto de metrô justamente porque sabe que os jericos que influenciam nossas leis querem que você deixe o carro em casa ainda que seja vendedor ou taxista.
 
Esse blog também acredita que deveriam reservar uma faixa para ciclistas na Radial Leste e na 23 de Maio, em São Paulo; e nas linhas Vermelha e Amarela, no Rio de Janeiro, com as devidas paradas com vestiários em todo o circuito e banheiros, para que se tome banho e enfrente a catinga antes de entrar no serviço.
 
Este blog também é favorável a que se institua pedágio urbano nas grandes cidades, com todo o dinheiro revertido para novas linhas de Metrô ou para o conserto dos buracos que nos afligem; também acreditamos que deveriam derrubar o Minhocão e construir um grande boulevard embaixo destas áreas; também achamos, eu e meu anjo-da-guarda, que cada dono de casa em São Paulo deveria cumprir a lei de muito tempo e fazer um pequeno jardim para facilitar o escoamento de água antes das enchentes, e também acredita que tudo isso será feito, um dia.
 
Ah, esse blog também acredita em Mula-sem-cabeça, Coelhinho da Páscoa e Papai-Noel - e não, não somos parentes da Velhinha de Taubaté ... ^_^ ...

Um comentário:

Anônimo disse...

Nice little blog.If you are feeling charitable...:-)
take a peek at my site, it's a Trojan kind of site if you like Trojan stuff....