10.2.06

O cigano JK e a desinformação global

Vivemos para aprender nesse mundo mesmo ... já ficamos sabendo muitas coisas sobre Juscelino Kubitschek, ou deixando de saber dependendo do ponto de vista; mas uma das coisas que eu não sabia é que JK era cigano, assim como Cecília Meirelles e Castro Alves, fato que é confirmado por antropólogos e que torna o Brasil o único país do mundo onde um cigano foi eleito Presidente da República.
 
Essas e outras informações estão em uma coluna de Mônica Bérgamo, no site esotérico do Terra - e é extremamente interessante para se entender porque JK era tão místico a ponto de consultar-se com a mãe continuamente depois de sua morte: confiram essa informação interessante em http://www.terra.com.br/esoterico/monica/colunas/2006/01/03/000.htm.
 
...
 
É pena, no entanto, que tenhamos que acessar um site esotérico para saber fatos realmente relevantes sobre Juscelino - sim, porque quem verificar a minissérie global vai achar que Carlos Lacerda era um maluco e que existiram ao lado de JK pessoas como Salomé, Leonardo e Zinque; nada contra as interpretações excepcionais dos atores, mas quem assiste a minissérie não está sabendo que boa parte dela é ficção pura, e com certeza se perderá se confiar única e exclusivamente na visão mostrada pelo produto global.
 
Diga-se de passagem, a culpa não é totalmente da Globo - as fontes utilizadas para fazer a quase-novela das 11 são extremamente tendenciosas (uma autobiografia e o livro do Ronaldo Costa Couto), e além disso os familiares de JK foram extremamente rígidos quanto à cessão de imagens e direitos para se fazer a minissérie; para se ter uma idéia .
 
No entanto não deixa de ser constrangedor que muita gente interessada nesse período da História brasileira tenha poucos recursos além da Globo para entender o que se passava: para se ter uma idéia, o presidente bossa-nova não teve só uma amante - e a mais famosa de suas preferidas não se chamava Marisa (e olha que a dita cuja até ajudou a Globo, outro detalhe omitido até das aberturas e encerramentos da minissérie).
 
É, as aparências enganam - e nesse caso enganam muito; mas, como diria o macaco: não precisa explicar, eu só queria entender ...
 
 

Um comentário:

Anônimo disse...

E viva Rommer Simpson!