15.8.17

Um vexame, para todos nós. TODOS.



O que aconteceu em #Charlottesville foi uma teste de liberdade de expressão e de associação à nossa civilização. Para todos os lados. Para todos. Vou dizer de novo, para TODOS. Sim, mesmo os nazistas. Sim, mesmo os Antifa.
E nós todos falhamos no teste.
Liberdade de expressão acaba na incitação de protestos violentos. Liberdade de associação acaba em, de fato, protestar violentamente.
A situação saiu do controle porque pessoas, em ambos os lados, sentem que a violência que cometem é justificada — seja em nome da moralidade, em nome do vigilantismo, em nome da autodefesa.
Não importa mais. Vidas foram perdidas.
Não importa mais quem é “mais culpado” que quem. Vidas foram perdidas.
Não importa mais quem você acha que é “mais mal” ou “mais repugnante”. Vidas foram perdidas.
O pior é que houve várias situações como essa antes, com variados graus de feridos e danos à propriedade. E haverá muitos mais.
Quando chegamos nesse ponto, não se trata mais de esquerda versus direita. Disse isso antes e vou dizer outra vez: trata-se de autoritarismo versus anti-autoritarismo.
A liberdade de expressão não é só pra sua roda masturbatória de amigos que fazem piadas sobre socar nazistas, ignorando o que a #Antifa fez e continua a ameaçar a fazer.
Do mesmo modo, liberdade de expressão não é só para seus memes insanos sobre jogar esquerdistas de helicópteros e eletrocutar “degenerados” só pra perturbar as pessoas por nenhuma outra razão além do bem do Kekistão.
A liberdade de associação não é só pro seu grupinho zoeiro etnocêntrico, para intencionalmente posar para as câmeras fazendo saudações nazistas, porque você acha engraçado e quer ver a mídia enlouquecida, para, mais tarde, ter um bando de verdadeiros nazistas aparecerem e acompanhem, sinceramente, sua saudação.
Essas liberdades não são só para a esquerda quando convém à esquerda. Também não são só pra direita quando convém à direita.
Essas liberdades são para TODOS!
Não importa quanto você ou eu discordemos dessas ideias. Não importa quão danoso isso será no longo prazo. Não importa quão hiliantemente histriônica seja a conexão que você fez entre #GamerGate, a ascensão do Nazismo e a morte de seus camaradas da Antifa (para que você possa justificar o encerramento de contas em redes sociais, alavancando os publicidade ruim, chamando todos os nazistasm, tudo porque você não sabe ser maduro o suficiente para lidar com ofensa, ou porque não sabe como usar o botão de bloquear, ou porque você nunca aprendeu que dizer as merdas que você diz pode ter consequências sociais e que nem todos concordarão com você — não entre na porra política, por favor).
Essas liberdades são para TODOS!
Se você defende o silenciamento de todos por quaisquer meios necessários, inclusive violência, não importa a razão, você terá criado o precedente que irá (não “pode”, que “irá” mesmo!) silenciar você mais tarde.
Essas liberdades são para cada coisa repreensível que você acha que deveria ser varrida para o oblívio num estalar de dedos.
Por isso eles, lá fora, naquele dia, falharam no teste. E é por isso que você, se você pensa desse jeito, falhou também.
Não ofereço soluções. Não ofereço nenhuma epifania de esperança. Estou certo que seria vilanizado por “defender nazistas” por um lado, enquanto serei acusado de ser um “centrista radical” pelo outro.
Aproveite sua ida para seu extremo do espectro. Não importa em qual extremo você esteja. você falhará no teste de novo quanto as coisas estiverem ainda mais críticas. Só que você não verá como uma falha, mas como um sucesso.
Você não aprenderá nada com isso.
E você estará alegremente ignorante do modo como acabou num futuro distópico.
=======
Posto original em inglês nos comentários.
Embora Seph Slade coloque um pequeno “mas” no terceiro parágrafo, o texto segue muito na linha do que a página defende: a liberdade de expressão não serve para proteger as opiniões e ideias da qual você concorda. Liberdade para isso seria e é inútil. A liberdade existe para acomodar as ideias contrárias, dissidentes, perturbadoras e até monstruosas. Os eventos em Charlottesville demonstram que os EUA, mas acho que dá para extrapolar para o Ocidente como um todo, estão falhando em garantir um ambiente sadio e seguro para expormos livremente nossas ideias. Estamos cada vez mais hostis às divergências. Na atual conjuntura, é fútil, pra não dizer patético, apontar se a culpa é da esquerda regressista ou da direita reacionária. Se qualquer uma das duas ganhar esse embate, quem perde é a liberdade de todos nós.

(original, em inglês, aqui)


Nenhum comentário: