5.1.06

Sharon: um novo El-Cid ?

No momento em que esse post for postado é bem provável que Ariel Sharon, primeiro-ministro de Israel, esteja travando mais uma das longas batalhas nas quais se envolveu em sua existência, após uma cirurgia complicada, dois derrames cerebrais e um coma induzido do qual nem se sabe se ele voltará. E, enquanto Sharon trava a batalha pela vida, Israel prepara-se para um cenário eleitoral em que tudo pode acontecer, e os palestinos se vêem, mais uma vez, desguarnecidos na sangrenta luta sem sentido por um Estado que, mais que um sonho, é uma necessidade para ambos os lados, Israel e Palestina.
 
O caso israelense-palestino, no entanto, interessa aos ocidentais mais por uma questão teológica que prática: a grande maioria dos evangélicos acredita que o destino do Estado de Israel está intimamente ligado à volta de Jesus Cristo, principalmente para os que crêem no Apocalipse como o ''mapa da volta do Messias'' em ordem cronológica (e não são poucos, se não me engano). Particularmente este blogueiro acredita piamente no texto bíblico que afirma que ''o Filho do Homem virá como o ladrão'', e que poucos serão capazes de imaginar a sequência exata dos fatos que se darão antes do Fim do Mundo, de tal forma que não faz sentido botar todas as esperanças do mundo no destino de apenas um Estado, e, ainda que o Israel de hoje guarde muitas semelhanças com o Reino do passado, não podemos ser literais ao aplicar essa teoria.
 
Infelizmente, para os israelenses e principalmente para os palestinos, não é assim que as pessoas andam agindo. Infelizmente porque, independente das teorias cristãs a respeito do fim dos tempos, o que interessa para as pessoas comuns é outra coisa: elas querem saber se o seu governo cuida do dia-a-dia das pessoas e se consegue levar adiante projetos que sejam bons para o país (a não ser, é óbvio, que você seja judeu ortodoxo ou testemunha de jeová ou qualquer outro tipo de radical que empesteia a democracia e atrapalha a liberdade).
 
É nesse contexto que os israelenses irão às urnas, independente de Sharon estar à beira da morte ou não. E, nesse contexto, eu me lembro de um certo Tancredo Neves, que foi tão importante como candidato a presidente que, tal o El-Cid da reconquista espanhola, marcou seu país de tal forma que até seu corpo moribundo serviu para unir o Brasil na hora da redemocratização, numa hora em que precisávamos, mais do que de governo, de lideranças com carisma.
 
Quem sabe não seja isso que vai acontecer em Israel - e eu até apostaria nisso, se não fosse contra a minha crença fazer apostas de qualquer tipo ...
 
...
 
Para quem quer saber mais sobre o fim do mundo na visão evangélica, segue um link com muitos textos sobre o assunto, retirado do site monergismo.com, de teologia reformada (calvinista): http://www.monergismo.com/?secao=escatologia_reformada

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Fábio, gostei da tua análise... uma frase tua me chamou a atenção, quando diz:... "Particularmente este blogueiro acredita piamente no texto bíblico que afirma que ''o Filho do Homem virá como o ladrão''" ... aí eu te pergunto: você se refere ao arrebatamento? é isso?.. desculpe a pergunta, mas o fato é que esse blogueiro que vos escreve ainda tem uma série de dúvidas em se tratando de escatologia (a base da minha escatologia foi em uma igreja pentecostal - AD)... e hoje, como reformado tenho estudado muito, não só a doutrina reformada como a escatologia reformada e em alguns textos de escatologia vi o pessoal forçar a barra (depois podemos conversar mais sobre isso)... bem, foi um prazer visitar teu blog!
Abraços!