16.2.07

A educação no Brasil vale realmente um C- ?

Passou batido, mas o resultado médio do ENEM, mais que um atestado preocupante da educação brasileira, é mais uma prova de como funciona a cultura brasileira, tão dada a jeitinhos quanto ao esforço mínimo para se fazer qualquer coisa da qual não se gosta.
 
O motivo é a média do exame - 4,7 em uma escala de 0 a 10. Essa é uma nota emblemática, considerando-se que:
  • a média mínima para passar na maioria das escolas públicas brasileiras é 5;
  • nas particulares, embora a média em geral seja maior (6 ou 7), essa é a nota mínima para a recuperação.
Um estudante que tira uma média de 4,7 num exame, portanto, estaria diante do difícil dilema - ele 'quase' passou de ano, ou 'quase' foi para a recuperação, ou 'quase' conseguiu o mínimo necessário para alcançar o objetivo final; esse aluno fatalmente vai chorar as pitangas para o professor, que, diante de uma avaliação subjetiva, vai dar um pequeno trabalho, realocar uma prova ou mesmo dar meio ou um ponto a mais, a fim de que o aluno consiga passar de ano.
 
Donde se conclui o seguinte: o estudante brasileiro só estuda mesmo é para passar, porque quem consegue 4,7 na escala de 0 a 10 apenas se preocupou em garantir o mínimo necessário para não perder o trabaho de um ano. Fosse em São Paulo esse 4,7 seria o 'cê menos' (C-), ou seja, a nota ideal para qualificar os um pouco abaixo da média necessária - ou seja, medíocre.
 
Entretanto, como o negativo do C some na hora de se fazer a média do bimestre, ficamos assim: o aluno brasileiro passa de ano, mas não se esforça; é medíocre, mas não merece perder o ano letivo; e, principalmente, não está nem aí quando vai fazer um exame como o ENEM, que só dá os pontos para vestibular, e mais nada.
 
Uma boa medida da cultura brasileira - e isso o Cristovam Buarque, certamente, não pensou.
 

 
Para se entender: em São Paulo se utilizava (não sei se ainda é assim) a escala ABCDE para medir o desempenho do aluno, na qual a média é C - 3 pontos numa escala de 1 a 5. Muitos professores, no entanto, utilizavam os positivos e negativos para refinar esse contexto, embora não fosse valer nada na média geral.
 
Donde se conclui que um 'C menos' é a nota ligeiramente inferior à média necessária, o 'quatro e meio' - ou o 'dá pra passar', se é que você me entende ...
 

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