8.7.09

9 de julho

Guerra pela democracia ou separatismo? Luta de oligarquias ou defesa de um ideal?
Difícil dizer, mas nunca passou pela cabeça de muitos brasileiros porque São Paulo não tem uma "Avenida Getúlio Vargas", assim como a maioria das capitais, nem entende porque tanta coisa nessa enorme cidade se chama "9 de Julho", ou porque a principal via de acesso à Zona Sul se chama "23 de Maio", ou porque há uma enorme pedra no Parque do Ibirapuera com os dizeres MMDC?
O assunto é longo, mas vale a pena discutir e lembrar, para não esquecer, do último grande movimento armado no Brasil, a guerra civil que marcou o fim da República Velha - e que começou num 9 de julho, de 1932, o da famosa Revolução Constitucionalista, e terminou em 2 de outubro do mesmo ano, com um Estado de joelhos e um país cada vez mais unificado sob as sombras do regime getulista, que se consolidou de fato com a Constituição de 37 e o início do Estado Novo getulista.

No final das contas, até que as coisas não terminaram tão mal: o Mato Grosso do Sul enfim apareceu para o Brasil (foram os únicos que apoiaram os paulistas de fato) e a Constituição de 34 foi a base de muitas leis que se seguiram, mesmo não tendo sido promulgada; mas o mais engraçado é ver que, depois de tanto tempo, tantos foram os imigrantes nessa terra da garoa que ninguém sequer consegue dizer porque esse feriado existe.

O que, no final, não deixa de ser uma vitória do Brasil como um todo; bom feriado, a todos que aqui nos visitam.



A propósito: para saber o que foi o dia 23 de maio, clique no título dessa matéria; e deixe a sua opinião aí embaixo, o dono desse pequeno espaço agradece a preferência ...

Um comentário:

everaldo disse...

Tudo coisa da TEP ( Tradicional Elite Paulista ) a pior praga que historicamente atinge o nosso país.Como são donos da grande mídia, a usam para tentar tornar refém dela qualquer governo que a ela não se submeta. Felizmente esta em decadencia. Não conseguindo fazer o próximo presidente estará definitivamente morta.