Tá, tá, todo mundo sabe que a Ferrari se acha mais importante que seus pilotos (o que também é verdadeiro) e que não é incomum essa estória de primeiro e segundo piloto na Fórmula 1 em qualquer equipe, e que contratos são para ser cumpridos e pilotos não tem países, e por aí vai …
Ou seja, não teríamos motivos para ficar discutindo a palhaçada patrocinada pela “scuderia italiana” que transformou Felipe Massa em um Barrichello piorado, até porque dele não se esperava uma atitude boçal como a de domingo passado.
Logo, não teríamos motivo para reclamar, certo? Porque piloto não tem pátria, certo?
ERRADO.
Há muitos motivos para reclamar da atitude estúpida da Ferrari e de Massa.
E o primeiro é justamente sermos brasileiros, pois QUE PILOTO DE FÓRMULA 1 NÃO TEM UM PAÍS QUE TORCE POR ELE?
Sim, pois se não fosse por isso Ayrton Senna não ficaria desfilando a bandeira do Brasil a torto e a direito nos autódromos do mundo, em uma atitude que, apesar de marqueteira, era típica de quem queria mostrar que, antes de tudo, era brasileiro.
E que tinha gente que amava o que ele fazia, porque mostrava o orgulho dele em ser patriota.
Pois, em segundo lugar, QUEM FOI QUE DISSE QUE A FÓRMULA 1 NÃO GANHA COM O PATRIOTISMO DOS SEUS TORCEDORES?
Fala sério, que motivos tinha a Espanha para lotar autódromos se não fosse Fernando Alonso?
E antes de Schumacher, fruto mais notável de um investimento pesado da Mercedes para ter um alemão vencendo com um carro alemão, qual era “a graça” da Fórmula 1 para o maravilhoso mercado da Alemanha?
Notem o que foi escrito no parágrafo anterior: “empresa alemã, piloto alemão” …
NACIONALISMO.
Que existe, e que move montanhas no automobilismo, assim como em todo esporte.
Porque o “pachequismo”, a patriotada sem razão, que não é patriotismo, tem o dom de ser universal.
Chata demais para quem é especialista, mas que move montanhas de dinheiro, que vem do interesse do “grande público”.
E aí chegamos ao terceiro ponto: QUEM FOI QUE DISSE QUE O BRASILEIRO NÃO GANHA OU GASTA DINHEIRO COM A FÓRMULA 1?
Para começar, o meu, o seu, o nosso dinheirinho é investido periodicamente para manter um dos orgulhos dos paulistanos, que gera divisas mas também gastos, o GP Brasil de Fórmula 1.
Que, se os brasileiros tiverem culhões, será um fracasso desde já.
Assim como as propagandas do banco patrocinador da Ferrari, quarto maior do Brasil, e da montadora que é dona da escuderia.
Mas isso, bem … isso é sonhar muito.
Pois se já tem gente demais sustentando que Massa fez o certo, que ele não deveria rasgar contratos …
Justificativas coerentes para quem tem dinheiro a perder, como Felipe Massa, Fernando Alonso, a Ferrari e quem a patrocina.]
Mas que um torcedor de verdade jamais deveria aceitar.
Nunca.
Porque ele, no final das contas, é que paga para ver a palhaçada em que a Fórmula 1 se transformou.
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