10.9.16

Motivos para NÃO votar Haddad? Eu tenho alguns...

Corre um texto por aí, nas redes sociais, dizendo que temos que votar no Haddad porque "a cidade é (sic) as pessoas" e convocando todo mundo a largar de ser fantoche, porque o prefeito: - Melhorou o trânsito - Reduziu as mortes no trânsito
- Devolveu a rua para as pessoas em todas as subprefeituras - Ressuscitou o Carnaval de rua de SP gerando receita - Aprovou o plano diretor - Construiu hospitais - Construiu creches a ponto de quase zerar a fila de espera (vai zerar em 2 anos) - Deu passe livre a 700 mil estudantes - Construiu universidade - Construiu mais de 400km de corredores e faixas de ônibus - Entregou 400km de ciclovia - Reduziu em 4 horas/semana o tempo gasto pelo trabalhador para ir e voltar do trabalho - Criou um órgão de auditoria independente - Não teve um caso de corrupção
- Não enriqueceu - Regulamentou o Uber - Reduziu a dívida do município Vamos por partes: primeiro, ninguém pediu para o Haddad reduzir a velocidade nas ruas da cidade, nem construir ciclovias, tirar os carros das ruas aos domingos ou inventar faixas de ônibus onde elas não deveriam existir (como se o cidadão que usa carro fizesse isso por "vício", e não por necessidade). A não ser que você seja um "modernette", do tipo que usa bicicleta para ir ao trabalho (ou que trabalhe em casa) a maior parte do que Haddad fez foi inútil para o cidadão paulistano. Este, o que vive nos bairros e se desloca por uma, duas horas para ir ao trabalho, precisa de alguém que faça a cidade funcionar do jeito que ele precisa, não da forma que a elite do eixo Paulista-Baixo Augusta-Pinheiros-"Vila Madá" sonha. De que adianta reduzir o tempo gasto pelo trabalhador para ir de ônibus ao trabalho, se as baldeações forçam você a ir encaixotado, ou esperar mais tempo do que o previsto? Como se sente aquele que vê os estacionamentos proliferarem para todo lado, as ciclofaixas vazias, e sabendo que ele não pode simplesmente largar o carro e vir de "bike" ao trabalho?
De fato, ele conseguiu organizar as finanças da cidade, é um cara honesto, combateu a corrupção, fez o básico de governança que muitos desejam. Entretanto, isso é o que dá, mais raiva: Haddad seria o cara perfeito para governar a cidade, SE percebesse o que o cidadão quer de São Paulo. Alguém que seja um síndico da cidade, que gerencie bem os nossos impostos - e que, sobretudo, NÃO INVENTE, não entre em modismos que não vão agregar valor para a vida do cidadão. Que não fique achando que "precisamos evoluir", que entenda que São Paulo não é só o Centro, mas também os bairros, zonas e espaços - com diferentes necessidades, em todas as áreas.
Cidades são para pessoas, sim. Não devemos negar isso.
Mas pessoas querem a SUA cidade, não a dos outros. Afinal de contas, não moramos em Amsterdam, Copenhague, ou Manhattan.

Moramos em São Paulo.
E isso, lamentavelmente, Haddad não percebeu.
(original em https://www.facebook.com/trashetc/posts/1064309010312903)

Nenhum comentário: