28.9.05

De olho na TV: Golias e o "estereótipo do paulistano"

Morreu Ronald Golias, e este blog, sempre atrasado mas em tempo, fala sobre essa passagem, das mais sentidas dentro da TV ultimamente - e de forma proporcional à importância que o humorista teve na telinha brasileira, principalmente na época da lenha e que se vê até hoje presente, quando imaginamos que Silvio Santos, Hebe Camargo e outros já viraram patrimônios da cultura brasileira de massas, muito estudada mas pouco compreendida, pela falta de empenho em se conhecê-la.
 
Golias era o único humorista que conheço que conseguia fazer um trabalho dos mais difíceis, o de estereotipar o habitante de São Paulo, com seus defeitos, virtudes e incorreções, e os tipos humanos que sobrevivem e que são gerados na terra paulistana; e, convenhamos, está para nascer quem consiga fazer um tipo paulistano de humor melhor do que ele.
 
Carlo Bronco, por exemplo, é a melhor definição do que seria um malandro paulistano - quer dizer, é aquele que sobrevive às custas da família de posses e que bagunça todo e qualquer conceito vinculado ao conservadorismo da classe média paulistana, à medida em que arranja um jeito de sobreviver e garantir seus pequenos prazeres de cada dia. Pacífico é o aluno da escola de bairro, o que não aprende nada mas se mostra criativo e inventa uma maneira de se salvar da escola disciplinadora; Bartholomeu Guimarães, o professor perdido no tempo e nas lembranças de sabe-se lá quando, nos mostra a falta total de nexo dos que envelhecem presos aos velhos valores - quantos existem que são mais velhos do que aquele velhinho que caia no sono e era acordado pelo Carlos Alberto volta e meia na Praça ...
 
Eu sei, eu sei, parece papo de botequim esse post - ou papo do Profeta, que era o personagem ideal da conversa de botequim; mas, se é para falar e prestar homenagens, que se preste antes que o bolo esteja mofado; vai fazer falta esse tipo de humor, e quem se habilita a fazer piada do paulistano agora, hein?
 
Candidatos?

Um comentário:

Anônimo disse...

Boffo blog in our backyard
Trent Vanegas is a star of the blogosphere because he can't keep his eyes off of celebrities.
Hello, I stumbled across your blog by sheer chance and I must say that I'm glad that I did! I have a search engine optimisation training course site/blog . Drop by and visit us sometime perhaps!