25.10.05

Você já assistiu Power Rangers com seu filho hoje?

Gilberto Barros - que vem a ser o príncipe do trash da TV brasileira desde que o Sabadaço entrou no ar e que ainda garante o pão de cada dia da Band com sua audiência fora do estado de São Paulo - é também o autor de um livro com o sugestivo nome de "Você já abraçou seu filho hoje?"; aliás, não é de hoje que a gente vê aquele adesivo (um tanto quanto piegas, confesso) que chama as pessoas a brincarem mais com seus filhos, ou ainda, apenas a beijá-los, no final de um dia de trabalho ou de qualquer jornada estressante dos dias atuais.
 
Lendo esse título, confesso que fiquei me sentindo o típico pai-de-família, e que até deu vontade de fazer crescer um bigode ou um cavanhaque; mas não é sobre isso que eu quero escrever e você não acessou um blog com o nome de trashetc para falar sobre estorinhas piegas de final de semana.
 
Os que hoje estão entrando nos 30 e poucos ou estão nos 20 e tantos, aqueles que nasceram e cresceram no meio da maior onda de cultura trash que jamais existirá, devem se lembrar dos tempos de Jaspion e Changeman, no que pode ser considerado a era de ouro do tokusatsu no Brasil. Pois bem, o tempo passou e muita gente dessa fase está se encaminhando para a época em que fraldas, mamadeiras e outros detalhes pequenos farão parte da vida dos cidadãos trintões que casaram e terão filhos, sobrinhos e outras crianças que viverão a intensa experiência da maturidade.
 
E, convenhamos, a infância e a adolescência são trash mesmo - e todo mundo tem um pouco disso; mas parece que agora, que estamos partindo para outras fases de nossa vida, nos esquecemos de que um dia fomos crianças e de que crescemos e de que não precisamos estar sempre vestindo aquela roupa de pessoas sérias e compenetradas, como se não tivéssemos o direito de voltar a ser o que éramos antes, pelo menos por uma vez ou outra; que nossas mulheres não tem o direito de gostar de Hello Kitty, ou da Barbie ou de Sandy e Jr.; ou de tantas outras coisas trash que aparecem por aí. 
 
Lixo que achamos que é inútil, mas que na verdade é a água no radiador que nos mantém vivos, porque nem tudo tem que ser sério nesta vida; e que, na verdade, servirão para você entender melhor o mundo e lembrar de quanto você já sonhou um dia, e que lhe capacitarão a distinguir o Protoman do Megaman e a vibrar com a Força Animal da mesma maneira que, um dia, alguém gritava pela Espada Olímpica do Jiraya (se bem que isso é mais difícil, mas quando se tem sobrinhos se faz qualquer coisa, mesmo ...).
 
E é por isso que eu pergunto: você, já assistiu Power Rangers com seu filho hoje?
 

P. S. (FPS3000):  Tokusatsu é o nome genérico para as séries de efeitos especiais japonesas que deram uma sobrevida extra para a Rede Manchete e que viraram a base de uma mina de ouro para a Disney chamada Power Rangers, sem falar em ter deixado um bando de órfãos que gostariam de fritar Haim Saban vivo - mas isso é outra das muitas estórias da cultura trash que serão esmerilhadas, aos poucos, no Trashetc.
 
Ah, e aqui vale tudo: reality shows, música brega, tem até espaço para o Picapau e Chaves; se é trash, estamos aí  ...
 

Nenhum comentário: