7.8.11

Você acha que o ambiente universitário afasta os jovens de Deus e da Igreja?

Boa pergunta essa que foi colocada no FormSpring ... embora a resposta não seja a mais agradável de se ler, não para um cristão ...

É lamentável constatar isso, mas o ambiente das universidades não ajuda em nada na formação religiosa dos jovens, principalmente porquea grande maioria das pessoas vê o ensino superior de forma muito pragmática, assim como toda a sociedade, e está mais preocupada em aproveitar a vida intensamente, seja pela farra do início da "facu" ou pelo emprego garantido ao final de sua vida acadêmica.

Esses jovens tem todos os incentivos sociais para se afastar de Deus, ainda mais considerando-se a imagem que os movimentos religiosos tem entre a sociedade mais culta, de gente atrasada e sem preparo para entender os "valores do século XII" e de uma sociedade laica, como, por exemplo, tolerância e respeito à diversidade (o que faz muita diferença, ainda mais quando movimentos sociais usam a hashtag #coisadecrente para chamar os evangélicos de tudo o que é atrasado na sociedade).

Em suma, a situação não está nada boa para os jovens cristãos que queiram servir a Deus e ser sal da terra e luz do mundo numa faculdade; mas, convenhamos, nunca foi fácil ser um cristão verdadeiro na sociedade.

O que nos leva a outra pergunta, tambem postada no Pergunte ao Trash: 

A Igreja hoje prepara bem os jovens espiritualmente para enfrentar os desafios no mundo profissional, pessoal e universitário?

E essa, eu gostaria de deixar para a meia dúzia que lê blog dar uma resposta ... em breve, a minha opinião.

Nenhum comentário: