21.9.13

O filósofo e o "padrão FIFA"

Conheci o filósofo há muito tempo. 

Parecia bêbado, mas sóbrio estava, tomando da sua cerveja enquanto, na rua, o mundo andava; meio maltrapilho, com um terno surrado, ficava sempre no mesmo lugar, olhando o mundo.

Uns diziam que ele advogado, outros, professor nas horas vagas - especulações, já que ninguém sabia de onde vinha, nem para onde ia. Alguns criam ser ele um mendigo, outros, um milionário excêntrico: mas como pagava, sempre, aquilo que tomava e comia, o dono do boteco nada lhe perguntava, já que "dinheiro é dinheiro", em qualquer situação.

...

Geralmente, ficava "na dele", o dito filósofo.

Mas, naquele dia, numa discussão acalorada, alguém citou os gastos com a Copa, e começou a falar do bendito "padrão FIFA", que tanto estava em discussão naqueles tempos de estádios caros e gastos excessivos, e nada de transporte, saúde ou educação.

Padrão FIFA vai, padrão FIFA vem, levanta-se o filósofo. Imponente, olhos faiscando.

Todos, no bar, que passavam desapercebidos, olham o cidadão, mais para lá do que para cá, esperando o discurso inevitável que volta e meia aparecia quando o dito cujo se inspirava.

...

E disse o filósofo:

"O padrão FIFA é o padrão shopping, padrão centro de convenções, padrão salão do automóvel e outras convenções do tipo, feitas para durar poucos dias e dar rios de dinheiro aos seus organizadores, e uns bons trocados ao resto da equipe.

Hospitais padrão FIFA são aquelas maternidades cheias de badulaques e fofoletes para as crianças, mas que não são capazes de cuidar da mãe quando ela está entre a vida e a morte. 

Escolas padrão FIFA são aquelas que fazem do seu filho um expert em passar no vestibular, mas que não estão nem aí para formar um cidadão consciente e digno.

Se é para querer uma meta, quero que nossos hospitais sejam como a Rede Sarah ou o INCOR, com médicos de família cubanos ou brasileiros e postos de saúde bem equipados atendendo bem a quem precisa. 

Quero escolas como nossos IFET´s e Colégios Militares, ou as ETEC´s e FATEC´s de São Paulo ou os CIEP´s do Brizola, com professores primários e secundários qualificados recebendo dignamente o mesmo que seus pares do ensino superior, e sem precisar envolver dinheiro do pré-sal, pois já investimos muita grana do Brasil nisso.

Padrão FIFA é bom, é bonito, mas serve para eventos, não para um Brasil que precisa de efetividade nos serviços, não do 'bonitinho mas ordinário'."

E, antes de se recolher ao mutismo, encerrou a questão:

"Ah, e quero esses estádios padrão FIFA privatizados depois da Copa ... cuidar deles é mais caro que construí-los, se vocês não sabem disso."

Nenhum comentário: